Siga-nos em f t Y in S
Spanish
Inglés

MIKE by DHI The NetWork

Novembro de 2013

The NetWork - a community newsletter for MIKE by DHI users

FEFLOW e Leapfrog fazem acordo para desenvolver solução completa para modelagem de água subterrânea

É com satisfação que informamos que o DHI-WASY assinou um contrato com a ARANZ Geo Ltd., a qual desenvolve ferramentas de modelagem geológica em 3D da marca Leapfrog, para criar uma solução completa de modelagem de água subterrânea. Tendo como objetivo alcançar a integração perfeita, trata-se de um importante passo na modelagem de água subterrânea. Os usuários do FEFLOW serão beneficiados por essa integração e poderão fornecer resultados melhores e mais confiáveis aos seus clientes de forma mais rápida.

Clique aqui para informações adicionais.

Desenvolvimento de novas ferramentas de modelagem para o planejamento nacional de águas marinhas com base no ECO Lab

New modelling tool based on ECO Lab, Photo: © Sverre Mohr Mortensen, DHI

Nosso software de modelagem ecológica, o ECO Lab, será utilizado em um novo projeto para desenvolver um conjunto avançado de ferramentas dinâmicas de modelagem, as quais serão as ferramentas oficiais para o planejamento das águas marinhas da Dinamarca nos anos vindouros.

O projeto se inicia na forma de colaboração entre o DHI e Centro Dinamarquês de Ambiente e Energia (DCE). O projeto desenvolverá e aplicará modelos de ecossistemas por meio de: a utilização do nosso software MIKE by DHI, o ECO Lab, e respostas aos principais processos que ocorrem na área costeira e nos ecossistemas, tais como processos de sedimentação, ervas marinhas, crescimento de algas e diminuição do teor de oxigênio.

Para informações adicionais, clique aqui ou entre em contato com Anders Erichsen, DHI.
Você também pode saber mais sobre modelagem ecológica, clicando nos seguintes links:

Notícias sobre produtos

Pré-estreias da nova versão do MIKE by DHI

Aproximadamente uma vez por ano, lançamos uma nova versão dos softwares MIKE by DHI – e este ano não poderia ser diferente. Gostaríamos de antecipar uma pré-estreia, especialmente para os leitores do nosso informativo, de alguns dos recursos novos e interessantes que serão lançados em dezembro. Esperamos que esses novos recursos aprimorem o emprego dos nossos produtos de software, no que diz respeito à facilidade da utilização, à produtividade e à aplicabilidade aprimorada.

Novas possibilidades para a inclusão de objetos móveis em suas animações

Software news

Clique aqui para ver um exemplo.

Você já quis incluir objetos móveis em suas animações? Com a versão 2014 isto é possível.

Na edição de setembro deste informativo, incluímos uma pré-estreia de novos recursos do MIKE Animator Plus na versão 2014. Nesta edição, gostaríamos de mostrar para você um exemplo das possibilidades desse novo recurso.

Com o MIKE Animator Plus você pode criar animações visuais para apresentar os resultados de suas modelagens – com a novidade de que você poderá incluir a visualização de sólidos. Por meio da inclusão de sólidos, você pode melhorar significativamente suas animações, aprimorando o realismo e o reconhecimento de locais.

Por exemplo, você pode incluir elementos fixos como edifícios e barragens, ou elementos móveis como navios. A versão 2014 permitirá a colocação de sólidos dentro do domínio do modelo e também permitirá que possam se mover, o que significa que um navio pode estar em movimento como parte da animação.

MIKE HYDRO Basin: Priorização Global de usuários de água

Software news

O MIKE HYDRO Basin é nossa nova geração de softwares integrados para a análise de bacias hidrográficas voltada para o planejamento e a gestão de recursos hídricos.

O MIKE HYDRO Basin foi introduzido com a atual versão 2012 de softwares, contendo um número grande de recursos relevantes para aplicações de gestão integrada de bacias hidrográficas. O MIKE HYDRO Basin continua evoluindo e a nova versão trará outro recurso novo muito interessante para modeladores de sistemas de alocação de águas fluviais e recursos em bacias hidrográficas; a Priorização Global (Global Prioritisation).

Com este novo recurso, agora é possível definir e incluir uma priorização de usuários de água dentro do modelo da bacia – independente de sua localização geográfica dentro da mesma. Desta forma, aumenta em muito a aplicabilidade do MIKE HYDRO Basin para tipos específicos de aplicações de gestão de recursos hídricos.

A priorização global de usuários de água se define por meio de atribuições de números de ‘Ranking’, onde cada usuário de água recebe um número próprio de ranking. Os números são utilizados durante a simulação para priorizar consumidores em casos de escassez de água e atender às demandas de água de cada um – levando em consideração que alguns usuários têm mais prioridade que outros.

Geração de Malhas: uma nova ferramenta para a criação de malhas flexíveis a partir de arquivos dfs2 e outras fontes

Software news

A combinação da alta flexibilidade das malhas flexíveis (flexible meshes - FM) e das melhorias impressionantes no desempenho, introduzidas nas últimas versões do MIKE by DHI, fazem com que utilizar o MIKE 21, o MIKE 3 e o MIKE FLOOD com o recurso FM seja ainda mais agradável. As melhorias das versões recentes incluem, entre outras, a introdução do paralelismo com memória compartilhada, simuladores com portas para LINUX e, na versão 2014, compatibilidade com GPUs (unidades de processamento gráfico) (apenas no MIKE 21 HD FM).

A fim de auxiliar as pessoas que querem transferir modelos ou batimetrias existentes para o sistema FM, a versão 2014 conterá uma nova ferramenta para converter para o formato FM batrimetrias que estão em outros formatos. O novo Conversor de Malhas (Mesh Converter) está incluído na caixa de ferramentas MIKE Zero Toolbox e é compatível com o próprio formato utilizado pelo DHI em sua série ‘clássica’ de modelagem, o formato dfs2, bem como alguns formatos externos (ADCIRC, SMS, TUFLOW). O processo é rápido e fácil e reproduz a batimetria de forma idêntica no formato FM, para que a mesma possa ser modificada em seguida utilizando todas os recursos já existentes de edição do gerador de malhas (mesh generator) do MIKE Zero.

FEFLOW 6.2 com novos recursos

O FEFLOW 6.2 oferece vários recursos para aprimorar suas modelagens de água subterrânea.

Software news

Cálculo da idade da água subterrânea com o FEFLOW 6.2
A Idade da Água Subterrânea é um novo tipo de classe de problema, parecido com o transporte de massa ou calor. Com isso, muitas perguntas podem ser respondidas com facilidade, tais como:

  • Por quanto tempo em média a água bombeada em um poço se desloca em baixo da terra?
  • Qual é a porcentagem de filtração nas margens no local dos poços de abastecimento?
  • Qual é a idade da água subterrânea em determinado local e por quanto tempo mais ainda vai se deslocar?

Novo componente de captura/liberação no FEFLOW 6.2
A Captura de água para Armazenamento e a Liberação da mesma depois de armazenada é um novo componente nos painéis Rate Budget e Period Budget referente ao fluxo e ao transporte no FEFLOW 6.2. Com este novo componente, você pode separar com nitidez mudanças no armazenamento e erros de solução em modelos transientes.

Aumento de desempenho com os novos recursos MIKE 1D no MIKE URBAN

Na atual versão 2012, havíamos introduzido um novo simulador numérico genérico em 1D para os produtos MIKE by DHI. Na versão do MIKE URBAN 2014 a ser lançado em breve, vários novos recursos para o MIKE 1D foram disponibilizados, tais como:

  • acoplamento ao MIKE SHE
  • opções para a modelagem de Advecção/Dispersão
  • apresentação de resultados no MIKE URBAN
  • e muito mais…

O MIKE 1D is paralelizado e utiliza microcomputadores com multicore, o que significa que a maioria dos usuários será beneficiada com a melhoria no desempenho da modelagem. Agora é hora de começar a utilizar o MIKE 1D nos seus novos projetos de modelagem!

Fortalecendo projetos de modelagem de águas residuais com novos recursos no WEST 214

Nosso pacote de softwares WEST, para a modelagem de estações de tratamento de esgoto, se estabeleceu rapidamente como um produto importante da família MIKE by DHI com um número crescente de usuários em todas as regiões do mundo. A versão 2014 inclui vários novos recursos importantes, incluindo:

  • Novo Gerador de Relatórios, que permite que o usuário possa criar relatórios contendo gráficos e dados relativos a projetos em vários formatos, incluindo: informações sobre projetos, a disposição de estações, plotagens, tabelas.
  • Bibliotecas de sistemas integrados de águas urbanas (integrated urban water system - IUWS), o que faz com que o WEST seja uma ferramenta ponderosa para a identificação de sinergias e para otimizar todo o desempenho do sistema de coleta de esgotos.

Inclusão de um modelo para estações inteiras na biblioteca de modelos do WEST 2014

É com satisfação que informamos que a versão 2014 do WEST incluirá um modelo para estações inteiras (plant wide model - PWM) para a simulação de sistemas de remoção de nutrientes com lodo ativado.

O plant wide model, ‘PWM_SA’, é um modelo em três etapas para a simulação de sistemas de remoção de nutrientes com lodo ativado acoplado à digestão anaeróbica (organismos independentes de oxigênio), à digestão aeróbica (organismos dependentes de oxigênio) e à digestão anóxica e aeróbica do lodo de esgotos. Isto inclui o lodo ativado produzido por unidades de remoção biológica do excesso de fósforo. O modelo se baseia no equilíbrio rígido de massas de materiais e é elaborado por meio do relacionamento de dados envolvendo:

  1. uma variação de ASM2 para a remoção de nitrogênio e fósforo com lodo ativado e a digestão aeróbica ou a digestão anóxica aeróbica
  2. uma variação do modelo de digestão anaeróbica UCT.

As principais complementações aos modelos originais ocorrem por meio de sua integração dentro de modelos em três etapas dos processos mistos com ácidos/produtos químicos fracos e processos físicos dos sistemas de carbono inorgânico, amônia, acetato, propionato e fosfato.

O modelo ‘plant wide’ é desenvolvido conjuntamente por nossos Centros de Desenvolvimento do WEST na Universidade da Cidade do Cabo e na Universidade de kwaZulu-Natal na África do Sul.

Exemplos de aplicações

Economizando recursos e melhorando o desempenho do tratamento de esgotos ao mesmo tempo

MIKE by DHI case story

Clique aqui para conhecer o relato completo do caso (em Inglês).

O Município de Québec no Canadá investiu no aprimoramento de sua estação de tratamento de esgotos (ETE), incluindo a adição de alume no processo de clarificação primária já existente. Apesar dos resultados promissores nos ensaios preliminares, a dosagem projetada de produtos químicos parecia ser excessiva, resultando no custo do fornecimento dos mesmos ser insustentavelmente alto. A fim de reduzir o uso dos produtos químicos sem perder a boa qualidade do efluente, o município iniciou um estudo para poder entender melhor os efeitos dinâmicos da adição de alume no tratamento primário. O objetivo era criar um controlador automático apropriado para manter o desempenho a custos reduzidos. Foi aplicada uma abordagem baseada em modelos utilizando nosso software WEST,o que permitiu testar as diferentes estratégias de controle e os diferentes contextos de maneira rentável, sem prejudicar a estabilidade e o desempenho das operações.

Eventos

Próximos eventos

Por meio de THE ACADEMY by DHI organizamos muitos eventos interessantes para usuários das várias regiões do mundo. Abaixo está uma seleção de eventos já programados para o ano de 2014. Para informações adicionais sobre nossos eventos, visite nosso calendário global de cursos e eventos. O calendário facilita a obtenção de uma visão geral do que temos a oferecer, além de ajudar a localizar os encontros de grupos de usuários, seminários e oficinas relevantes para você.

User Group Meeting

Encontro de Grupos de Usuários MIKE by DHI em Perth, Austrália
24 de fevereiro de 2014

O Encontro de Grupos de Usuários da Austrália será realizado em Perth em 24 de fevereiro de 2014. O Encontro é uma excelente oportunidade para os profissionais australianos da área criarem redes e discutirem seu trabalho e experiências com outros usuários dos softwares MIKE by DHI e especialistas do DHI. Em breve informações sobre o local e a programação serão incluídas no nosso calendário de eventos.

Para informações adicionais e inscrições, entre em contato com Amanda Wellspring, DHI Austrália.

User Group Meeting

Conferência Conjunta Norueguesa e Sueca de Usuários MIKE by DHI em Estocolmo, Suécia
4 e 5 de março de 2014

Uma conferência para todos os interessados na modelagem da água e do meio ambiente! Participe conosco nesta conferência e assista a uma apresentação das novidades e novos recursos dos nossos softwares MIKE by DHI. É uma oportunidade ímpar para discutir questões com especialistas locais e criar laços com outros usuários do MIKE by DHI. A conferência será realizada no Centro de Convenções da Cidade de Estocolmo (Norra Latin) e em breve a programação estará disponível no nosso calendário de eventos.

Para informações adicionais e inscrições, entre em contato com Tomas Eidsmo, DHI Noruega ou Sten Blomgren, DHI Suécia.

Conference

Conferência do DHI para o Oriente Médio, Dubai, Emirados Árabes Unidos
11 e 12 de março de 2014

Esta terceira Conferência do DHI para o Oriente Médio será realizada em 11 de março de 2014 em Dubai, EAU. A conferência abordará soluções e tópicos relacionados aos softwares MIKE by DHI, incluindo novos recursos e tecnologias. Incluirá uma mescla de apresentações e estudos práticos de casos apresentados por nossos clientes e por usuários dos nossos softwares no Oriente Médio, e também por especialistas do DHI. Para o dia seguinte, 12 de março, organizamos seminários especializados no mesmo local. Além disso, nos dois dias anteriores à conferência, você tem a oportunidade de participar de um curso sobre o MIKE 21/3 HD Flow Model (HD FM).

Para informações adicionais e inscrições, entre em contato com Muawieh Radaideh, DHI Oriente Médio.

User Group Meeting

Encontro de Grupos de Usuários MIKE by DHI em Colônia, Alemanha
11 a 13 de março de 2014

O Encontro de Grupos de Usuários da Alemanha será realizado no Hotel Maritim, em Colônia, de 11 a 13 de março de 2014. Este ano o evento reunirá profissionais que atuam na área de recursos hídricos e água nos municípios e terá como novidade a questão da água subterrânea também (FEFLOW). Há uma tendência cada vez maior de modelagem combinada e gostaríamos de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre soluções integradas para que você possa agregar valor ao seu trabalho. O Encontro de Grupos de Usuários consistirá em sessões paralelas nas quais haverá ótimas oportunidades para discussão e compartilhamento de conhecimentos sobre soluções integradas e acoplamento de modelos.

Inscreva-se no evento e venha nos conhecer pessoalmente, bem como outros usuários do MIKE by DHI, além de ampliar sua rede de contatos profissionais.

Para informações adicionais e inscrições, entre em contato com Heike Stoschek, DHI Alemanha.

Eventos recentes

35 participantes se reuniram em Vancouver no primeiro Seminário sobre ABM na América do Norte

ABM seminar in Vancouver

Em 28 de outubro, nosso escritório no Canadá promoveu o primeiro seminário na América do Norte sobre Modelagem Baseada em Agentes (Agent Based Modelling - ABM) intitulado ‘Modelando Água, Habitats e o Comportamento de Espécies Aquáticos em um Mundo em Transformação’. O seminário foi realizado no Hotel Saint Regis em Vancouver e atraiu uma grande variedade de participantes envolvidos na gestão e no monitoramento dos habitats de espécies aquáticos. O seminário ofereceu apresentações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas para desenvolver modelos do meio ambiente, incluindo nosso módulo ABM Lab e exemplos de aplicações interessantes neste campo.
Clique aqui para informações adicionais (em Inglês).

Mais de 300 pessoas participaram da Conferência do DHI na Itália

DHI conference Italy

Nos dias 9 e 10 de outubro, nosso escritório na Itália realizou a conferência bienal do DHI, com a participação de mais de 300 profissionais da área da água de toda a Itália. A conferência ofereceu um número grande de apresentações de projetos e oportunidades para atuação em rede, discussão e reflexão sobre os desafios enfrentados no setor de água da Itália e sobre o papel do DHI.
Clique aqui para informações adicionais (em Inglês).

Profissionais da água no Taiwan se reuniram para discutir e compartilhar conhecimentos

International community conference in Taiwan

No dia 14 de outubro, realizamos conjuntamente 2 conferências: a Conferência Internacional de Usuários MIKE by DHI e a Conferência do DHI no Taiwan. A conferência foi organizada em colaboração com a Universidade Hungkuang no Taiwan com o objetivo de reunir tomadores de decisões, bem como especialistas da indústria e especialistas em modelagem para compartilhar nossas experiências sobre a morfologia de rios, sedimentação em reservatórios e estuários, gestão da qualidade da água e muito mais.
Clique aqui para informações adicionais (em Inglês).

Oficina produtiva sobre o desenvolvimento do WEST, em Narbona, França

Tailored training in Argentina

Da esquerda para direita: Paloma Grau, Enrico Remigi (DHI), Jean-Philippe Steyer, George Ekama e Peter Vanrolleghem

No dia 22 de setembro, nossa equipe WEST realizou uma oficina de um dia de duração em Narbona, França. A oficina foi realizada em seguida à Conferência sobre Instrumentação, Controle e Automação (ICA 2013) para que os Centros Externos de Desenvolvimento do WEST (Universidade da Cidade do Cabo na África do Sul e modelEAU no Canadá) pudessem participar. A oficina teve como objetivo finalizar o modelo para estações inteiras (plant wide model - PWM), descrito acima neste informativo, a ser incluído na versão de 2014 do WEST.

Estamos muito gratos ao Prof. George Ekama da UCC, ao Prof. Peter Vanrolleghem do modelEAU e à Dra. Paloma Grau do CEIT na Espanha por terem doado seu tempo livre num domingo no sul da França. Também gostaríamos de agradecer nosso anfitrião, Prof. Jean-Philippe Steyer, diretor do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), por permitir que utilizássemos as instalações do Instituto e por ter contribuído para um evento agradável.

Treinamentos

Courses and events calendar

Por meio de THE ACADEMY by DHI, oferecemos uma grande variedade de treinamentos e programamos muitos cursos interessantes e educativos para 2013 e 2014.

Visite nosso calendário global de cursos e eventos e confira os cursos que serão realizados na sua região e no seu idioma. Com a opção de utilizar a função de pesquisa e filtro, o calendário facilita a obtenção de uma visão geral do que temos a oferecer, além de ajudar a encontrar os cursos relevantes para você.

Treinamentos em MIKE by DHI - Novembro de 2013

20 November

MIKE 21 FLOW MODEL HD FM
Modelagem hidrodinâmica em 2D utilizando malha flexível
20 a 22 de novembro - Índia
Contato: Nakul Butta

20 November

MIKE 11
Introdução à modelagem de rios e canais
20 a 22 de novembro - Turquia
Contato: Joan Lehmann

25 November

FEFLOW
Introdução e tópicos avançados
25 a 29 de novembro - Alemanha
Contato: Karen Bossel

25 November

MODELAGEM DINÂMICA DE ENCHENTES EM RIOS
Um curso de 3 dias voltado para profissionais de mineração abrangendo conceitos e aplicações práticas
25 a 29 de novembro - Brasil
Contato: Nilson Guiguer

td>

25 November

MODELAGEM DE ÁGUA NA MINERAÇÃO
Um curso prático sobre a modelagem integrada de água de superfície e água subterrânea em áreas de mineração
25 a 29 de novembro - Brasil
Contato: Nilson Guiguer

27 November

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E O MIKE URBAN
Introdução à modelagem de sistemas de distribuição de água
27 e 28 de novembro - Suécia
Contato: Sten Blomgren

Ver mais View more

Contato

Temos mais de 40 equipes de suporte altamente dedicadas ao redor do mundo – prontas para ajudar você. Visite a página de contatos no nosso site para encontrar os dados de contato da equipe de suporte MIKE by DHI mais próximo de você.


DHI offices

Copyright DHI. All rights reserved

This newsletter was sent to you by DHI in response to your registration.
All details are treated confidentially and will not be transferred to third party.