Siga-nos em f t Y in S
Spanish
Inglés

MIKE by DHI The NetWork

Janeiro de 2013

The NetWork - a community newsletter for MIKE by DHI users


O ano novo está começando e gostaríamos de agradecer nossos leitores The NetWork por ter nos acompanhado e incentivá-los a continuar lendo e compartilhando este boletim informativo visto que o ano de 2013 trará muitas notícias interessantes sobre os produtos MIKE by DHI.

Para os softwares MIKE by DHI, 2012 foi um ano de muitas notícias e eventos emocionantes, incluindo o lançamento da versão MIKE by DHI 2012 com novos recursos e possibilidades, o lançamento do novo licenciamento flexível – o MIKE LICENSING FLEX ACCESS, a introdução de uma nova identidade corporativa visual e muito mais, os quais continuarão a surtir efeito em 2013.

Temos a expectativa de que vá ser mais um ano empolgante com muitos projetos e atividades novos em andamento ao redor do mundo – tudo com o objetivo de fornecer os melhores possíveis produtos e serviços.

Com os nossos melhores cumprimentos,

MIKE by DHI



Licenças para todas as necessidades

Com a introdução do MIKE LICENSING FLEX ACCESS, apresentado na edição anterior, pela primeira vez um único modelo geral de licenciamento se aplica a todos os produtos de software MIKE by DHI. O portfólio das licenças Corporativa, de Assinatura e Pessoal proporciona uma gama flexível e perfeitamente apropriada de licenças para todos os tipos de usuários de software.

Inerente ao modelo de licenciamento também está a possibilidade de vários recursos capazes de aprimorar significativamente o fluxo de trabalho, tais como a locação de cópias adicionais, acesso a treinamentos em software realizados em todas as regiões do mundo, licenças para Computação em Nuvem (Cloud Licences), Computação de Alto Desempenho e Simulações Remotas.

Para informações adicionais, visite www.mikebydhi.com/licence ou entre em contato com o escritório da DHI mais próximo de você.

Informações adicionais sobre tipos de licença especificamente para o FEFLOW estão disponíveis em www.feflow.com. Além disso, agora é possível baixar os softwares da versão atualizada do FEFLOW (FEFLOW 6.105) e do gerenciador de licenças (NetLM 4.5) em www.feflow.com/download.html para poder acessar imediatamente as novas funcionalidades.



Download gratuito: Ferramenta de Ajuste de Topografias

A Ferramenta de Ajuste de Topografias (Topography Adjustment Tool) é um software MIKE by DHI customizado para o usuário e desenvolvido com a finalidade de automatizar o processo da utilização de arquivos de formas poligonais (polygon shape files) para ajustar os valores de topografias nos arquivos dfs2 utilizados nos modelos de fluxo de água superficial criados pelo MIKE 21. A principal aplicação da ferramenta é a utilização de um arquivo de formas poligonais de edifícios para atribuir automaticamente valores para o solo às células quadriculadas (grid cells) dfs2 que cruzam os polígonos dos edifícios. Contudo, a ferramenta foi projetada de tal forma que também pode ser utilizada para ‘queimar’ rodovias na topografia. Com efeito, embora a ferramenta se destine principalmente ao ajuste de topografias, pode ser empregada também para ajustar qualquer arquivo dfs2 utilizando um arquivo de formas poligonais para selecionar as células quadriculadas de interesse.

A Ferramenta de Ajuste de Topografias foi desenvolvida para ser utilizada com o formato dos arquivos dfs2 disponíveis na Versão 2012. No entanto, é previsto que também funcionará com algumas versões anteriores de arquivos dfs2 e continuará a funcionar em versões futuras, desde que não haja grandes alterações na estrutura e no conteúdo dos arquivos dfs2.

Clique aqui para baixar a Ferramenta de Ajuste de Topografias.



Dados disponíveis: versão aprimorada do Modelador Global de Marés está disponível

Global Tide Model

Uma versão aprimorada do Modelador Global de Marés (Global Tide Model) para a modelagem costeira e marinha está disponível com resolução 0,125 graus. O modelador foi atualizado com os dados de medições obtidas por satélites radares durante 4 anos, bem com 2 componentes adicionais que possibilitam previsões melhores em águas rasas. O modelador atualizado inclui os 10 componentes a seguir:

Semidiurno:

M2, S2, K2, N2

Diurno:

S1, K1, O1, P1, Q1

Águas rasas:

M4

Os dados podem ser copiados facilmente para a pasta pré-determinada (default folder) dos componentes das marés (tidal constituents) (ex.:. C:\Program Files (x86)\DHI\2012\MIKE Zero\Application Data\Tide Constituents). O Modelador Global de Marés é desenvolvido pela DTU Space em parceria com a DHI.

Clique aqui para baixar gratuitamente os componentes do modelador.



Utilização de modelagem numérica em 3D em pesquisas de águas subterrâneas e na avaliação de riscos para a qualidade da água no Canadá

A Matrix Solutions Inc. está utilizando softwares de modelagem numérica da MIKE by DHI em pesquisas inovadoras e soluções valiosas para seus clientes. Dois exemplos incluem:

Estudo de viabilidade estimando reservas de água salgada rica em depósitos de lítio e potassa
A Matrix Solutions desenvolveu uma ferramenta para modelagem numérica em 3D utilizando o FEFLOW, entre outros softwares, para representar o sistema complexo do fluxo de águas subterrâneas e avaliar várias estratégias para campos de furos (wellfield). Utilizando o FEFLOW para desenvolver seu modelo numérico, a Matrix Solutions pôde reduzir significativamente o tempo de simulação e chegar a uma conclusão que subsidiou uma operação de mineração de longa duração e baixo custo.

A importância da interação de águas subterrâneas e superficiais na avaliação de recursos hídricos
A fim de entender e avaliar melhor a interação de águas subterrâneas e superficiais, a Matrix Solutions aplicou nosso software MIKE SHE de modelagem integrada em duas avaliações municipais de riscos para a qualidade da água para poder avaliar a sustentabilidade da utilização das águas nos municípios.

Leia mais no informativo da Matrix Solutions.



Dicas e truques

Plotando linhas de corrente na visualização transversal do FEFLOW

FEFLOW

Passo 1: Abra uma visualização transversal na qual você gostaria de exibir linhas de corrente (pathlines/streamlines).

Passo 2: No painel das unidades espaciais (spatial-units), clique na seleção dos nodos (seleção do nodo atual ou uma seleção armazenada) que você gostaria de utilizar como o ponto de partida das linhas de corrente.

Passo 3: No painel dos dados (data panel), clique duas vezes em streamlines/pathlines -> forward/backward (avançar/recuar).

Passo 4: Inicie a plotagem dos traços ou das seções temporais (period sections) utilizando as respectivas caixas de seleção no painel de visualização dos componentes (view components).

Você conseguiu encontrar uma solução que parecia impossível utilizando o FEFLOW? Mande um e-mail para a equipe de suporte do FEFLOW.

Você pode encontrar mais dicas e truques úteis para a utilização dos softwares MIKE by DHI aqui ou você pode acessar nossas FAQ (perguntas mais frequentes), as quais foram atualizadas com informações sobre a Versão 2012.



O que os usuários falam

“Obrigado por nos atender rápida e prontamente. Nós valorizamos vendedores que sabem o significado do bom atendimento ao cliente, é fácil perceber a partir desse exemplo que a DHI dá alta prioridade à satisfação do cliente, fiquei muito impressionado com o atendimento que eu/Yakima County recebemos! Mais uma vez, muito obrigado.”

Phil Rosenkranz, Coordenador de Programas/Especialista em Aplicações, Yakima County Public Services.

“O pessoal do suporte técnico da DHI é muito atencioso. Respondem prontamente os e-mails e se prontificam a ajudar por telefone até resolver o problema. Eles deixam o cliente sentindo que a sua solicitação é de alta prioridade, lidando passo a passo com o problema e em seguida verificam se você entendeu e sabe o que fazer para continuar com o desenvolvimento do seu próprio modelo.”

David Burton, Stantec, Edmonton.



Participe de uma apresentação on-line

Online presentations

Participe de uma apresentação on-line e saiba mais sobre o que os softwares MIKE by DHI podem fazer para você! Novas apresentações foram programadas para 2013. Assim, se você tem interesse em aprender mais sobre o que nossos softwares podem fazer para você, as apresentações on-line estão à sua disposição. Foram criadas para informar e identificar o que os softwares MIKE podem fazer para atender às suas necessidades. Além disso, são altamente flexíveis. Portanto, se os horários programados para as apresentações não forem convenientes para você, é possível programá-los individualmente para atender às suas necessidades específicas

Para informações adicionais ou para participar de uma apresentação, clique aqui.



The Academy by DHI

The Academy by DHI

Você gostaria de adquirir novos conhecimentos sobre ambientes aquáticos ou toxicologia, tomar decisões mais bem informadas e aprimorar suas habilidades? A fim de atender às suas necessidades, The Academy by DHI foi lançada em 1º de janeiro de 2013 como uma plataforma comum de treinamento e compartilhamento de conhecimentos.

Na The Academy by DHI, organizamos um número grande de treinamentos, conferências, seminários e oficinas temáticas. Nossos cursos foram criados para atender às suas necessidades – enquanto gerente, engenheiro profissional ou técnico. Os cursos são ofertados na modalidade padronizada e/ou customizada e são de duração variada, desde alguns dias até meses.

Oferecemos:
  • Cursos sobre os softwares MIKE by DHI enfocando habilidades e exercícios práticos e como aproveitar o máximo os softwares
  • Cursos em MIKE Customised facilitando seu entendimento do poder das ferramentas do MIKE Customised para os sistemas de apoio à tomada de decisões
  • Cursos temáticos sobre tópicos como as mudanças climáticas, inundações, costa e marítimo, água superficial e subterrânea, águas urbanas, indústria, meio ambiente e ecossistemas, segurança de produtos e risco ambiental

Para informações adicionais sobre treinamentos e eventos, consulte The Academy by DHI ou nosso Calendário Global de Cursos e Calendário Global de Eventos.



Eventos

Próximos eventos

No decorrer do ano, organizamos muitos eventos interessantes para usuários do mundo inteiro. Abaixo há uma seleção de eventos programados para o ano de 2013. Para informações adicionais sobre nossos eventos, consulte o Calendário Global de Eventos. Lá você sempre encontrará as informações mais atualizadas sobre nossos encontros de grupos de usuários, seminários e oficinas.

Release 2012

'News & Views: Apresentação da Versão 2012' na sede da DHI em Hørsholm, Dinamarca
6 de fevereiro de 2013

O seminário apresentará e discutirá os novos recursos importantes e melhorias significativos no desempenho da Versão 2012, abrangendo recursos Hídricos, Cidades, Costa & Mar. O seminário está aberto para usuários existentes e também para profissionais interessados em aprender mais sobre as muitas novas possibilidades que facilitarão ainda mais o trabalho de operadores e tomadores de decisão no mundo inteiro.

O seminário é gratuito e será realizado na sede da DHI em Hørsholm na quarta-feira dia 6 de fevereiro, pela manhã. O evento será conduzido em dinamarquês. Prazo-limite para inscrições: quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.

Para informações adicionais e inscrições, entre em contato com Loni Skov Madsen, Serviço de Atendimento ao Usuário, DHI Dinamarca.

User group meeting

Encontro Anual de Grupos de Usuários em Hamburgo, Alemanha
25 e 26 de fevereiro de 2013

Os clientes existentes e em potencial terão a oportunidade de discutir as últimas novidades dos softwares MIKE by DHI com os especialistas da DHI nas áreas de modelagem de recursos hídricos, águas urbanas e marinhas. O encontro de dois dias de duração também incluirá vários estudos práticos de casos apresentados por usuários alemães e especialistas da DHI.

Todos os interessados nos softwares MIKE by DHI serão bem-vindos no seminário, que será apresentado em alemão! Para informações adicionais e inscrições, entre em contato com Customer Care Unit, DHI-WASY, Alemanha.



Eventos realizados recentemente

5º Encontro de Grupos de Usuários de Produtos da DHI na Nova Zelândia

User group meeting

O 5º Encontro de Grupos de Usuários de Produtos da DHI na Nova Zelândia foi realizado em Auckland nos dias 4 e 5 de dezembro de 2012. Houve participação expressiva, com novidades interessantes e vários debates sobre a modelagem de águas urbanas, recursos hídricos e águas marinhas. A nova opção de armazenamento de modelos (o Model Warehouse da DHI) e jogos educacionais sérios também foram apresentados e despertaram interesse.
Graças à boa combinação de apresentações por usuários, novidades da indústria e novidades relativas aos softwares MIKE, os participantes ficaram inspirados para iniciar o ano de 2013 fazendo modelos com o suporte continuado da DHI.

Aguardamos com prazer o próximo encontro de grupos de usuários de softwares de modelagem da DHI, além de outros eventos e reuniões no decorrer do ano.



Duas oficinas sobre ‘ferramentas de modelagem computadorizada para projetos costeiros e marítimos’ na Arábia Saudita

Workshops, Saudi Arabia

Entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2012, a DHI, em parceria com a SNC Lavalin Fayez Engineering (SLFE), organizou duas oficinas sobre ferramentas de modelagem computadorizada para projetos costeiros e marítimos. As oficinas foram realizadas em Al Khobar e Jeddah, respectivamente. Entre outras questões, as oficinas incluíram introduções aos pacotes de softwares marítimos da DHI – o MIKE 21 e o MIKE 3 – bem como apresentações da aplicação dos mesmos. Os seminários contaram com a participação de aproximadamente 25 pessoas cada, com representantes de órgãos governamentais, universidades e empresas de engenharia da Arábia Saudita.

Tópicos referentes à hidrodinâmica, engenharia costeira e ambiental interessaram muito e discussões animadas e interessantes passaram a fazer parte das oficinas. As principais intervenções foram realizadas por Bassan Eid e ZongYan Yang da SLFE e Muaweih Radaideh e Poul Kronborg da DHI.



Treinamento em MIKE para institutos nacionais na região do Nilo

Em dezembro de 2012, 13 membros de institutos nacionais de pesquisa do Egito e do Sudão participaram de um treinamento de cinco dias, realizado no centro de treinamento do Ministério de Irrigação e Recursos Hídricos, na região do Cairo, Egito. Algumas preocupações desses institutos são a gestão de represas e sedimentação em reservatórios. Este curso sobre o MIKE 11 tratou da modelagem hidrodinâmica com enfoque especial na modelagem de represas (rompimento de represas, normas sobre represas).

Também está sendo planejado um treinamento em MIKE 21 C para esses institutos, o qual terá enfoque especial na sedimentação em reservatórios.



Treinamentos

Próximos treinamentos

Oferecemos uma ampla variedade de treinamentos e muitos cursos interessantes e educativos foram programados para 2013. Visite nosso Calendário Global de Cursos e confira os cursos que serão realizados na sua região e no seu idioma.



Treinamentos em MIKE by DHI


Fevereiro de 2013

PRODUTO E NOME
DO CURSO
DATA DO CURSO LOCAL CONTATO
MIKE FLOOD (River)
Integrated 1D and 2D river flood modelling
Feb 4-5
2 days
Halifax, NS DHI Canada
Att. Barbara White
dhi-ca@dhigroup.com
+1 888 344 9233
MIKE URBAN CS
Introduction to modelling of collection systems
Feb 4-5
2 days
Alger, Algeria DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
MIKE URBAN WD
Introduction to modelling of water distribution systems
Feb 6-7
2 days
Alger, Algeria DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
URBAN RADAR TOOL (course conducted in Danish)
Weather radar data in urban drainage modelling
Feb 7-8
2 days
Århus, Denmark DHI Denmark
Att. Hanne Bertelsen
courses@dhigroup.com
+45 4516 9200
MIKE URBAN CS
Introduction to modelling of collection systems
Feb 11-12
2 days
Göteborg, Sweden DHI Sweden
Att. Sten Blomgren
mikebydhi.se@dhigroup.com
+46 46 16 56 80
MIKE URBAN CS
Introduction to modelling of collection systems
Feb 11-12
2 days
Casablanca, Morocco DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
FEFLOW
Advanced groundwater modelling
Feb 11-15
5 days
Berlin, Germany DHI-WASY GmbH
Att. Karen Bossel
mikebydhi.de@dhigroup.com
+49 (0) 4242/1638-25
MIKE URBAN WD
Introduction to modelling of water distribution systems
Feb 13
1 day
Vienna, Austria DHI-WASY GmbH
Att. Karen Bossel
mikebydhi.de@dhigroup.com
+49 (0) 4242/1638-25
MIKE 11
Introduction to river and channel modelling (1D)
Feb 13-14
2 days
Moscow, Russia VOLGA Ltd. Consulting Engineers
Att. Olga Kondratova
software@volgaltd.ru
+7(499)976-4949
MIKE URBAN WD
Introduction to modelling of water distribution systems
Feb 13-14
2 days
Casablanca, Morocco DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
MIKE URBAN CS
Introduction to modelling of collection systems
Feb 18-19
2 days
Tunis, Tunisia DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
MIKE URBAN CS
Introduction to modelling of collection systems
Feb 19-20
2 days
Rzeszów, Poland DHI Poland
Att. Jan Kwiatkowski
mikebydhi.pl@dhigroup.com
+48 22 635 9332
MIKE 21 HD FM
Hydrodynamic modelling using Flexible Mesh
Feb 19-20
2 days
Nantes, France DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
MIKE FLOOD (River)
Integrated 1D and 2D river flood modelling
Feb 19-21
3 days
Torino, Italy DHI Italia
Att. Paola Letizia
mikebydhi.it@dhigroup.com
+39 011 56 24 649
MIKE URBAN CS
Introduction to modelling of collection systems (using MOUSE)
Feb 20-21
2 days
Trondheim, Norway DHI Norway
Att. Merethe Døsvik
mikebydhi.no@dhigroup.com
+47 32 80 79 31
MIKE URBAN WD
Introduction to modelling of water distribution systems
Feb 20-21
2 days
Tunis, Tunisia DHI France
Att. Valérie Banneville
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 (0)2 40484040
MIKE 21 ST FM
Sand transport using Flexible Mesh
Feb 25-26
2 days
St. Augustine, T&T DHI USA Headquarters
Att. Barbara White
dhi-us@dhigroup.com
+1 888 344 9233
MIKE FLOOD (River)
Integrated 1D and 2D river flood modelling
Feb 25-26
2 days
Prague, Czech Republic DHI Czech Republic
Att. Yan Penskiy
mikebydhi.cz@dhigroup.com
+420 267 227 111
FEFLOW
Introduction to groundwater modelling
Feb 25-27
3 days
Calgary, AB DHI Canada
Att. Barbara White
dhi-ca@dhigroup.com
+1 888 344 9233
MIKE 11 & MIKE 11 GIS
Introduction to river and channel modelling
Feb 26-28
3 days
New Delhi, India DHI India
Att. Rachana Agrawal
mikebydhi.in@dhigroup.com
+91 11 4703 4500
MIKE URBAN WD
Introduction to modelling of water distribution systems
Feb 27-28
2 days
Trondheim, Norway DHI Norway
Att. Merethe Døsvik
mikebydhi.no@dhigroup.com
+47 32 80 79 31
MIKE 21 & MIKE 3 ECO Lab
2D & 3D water quality and ecological modelling
Feb 27 – Mar 1
3 days
Pretoria, South Africa DHI South Africa
Att. Cornelia Sabine Höll
mikebydhi.za@dhigroup.com
+27 11 704 7877
FEFLOW
Advanced groundwater modelling
Feb 28 – Mar 1
2 days
Calgary, AB DHI Canada
Att. Barbara White
dhi-ca@dhigroup.com
+1 888 344 9233


Contatos

Europe

Bulgária
mikebydhi.bg@dhigroup.com
+359 2 963 00 62

República Tcheca
mikebydhi.cz@dhigroup.com
+420 267 227 111

Dinamarca
mikebydhi@dhigroup.com
+45 4516 9333

Finlândia
mikebydhi.fi@dhigroup.com
+358 50 4390 448

França
mikebydhi.fr@dhigroup.com
+33 2 40 48 40 40

Alemanha
mikebydhi.de@dhigroup.com
+49 30 67 99 98 0

Grécia
mikebydhi.gr@dhigroup.com
+30 210 9930 814

Hungria
mikebydhi.hu@dhigroup.com
+36 2031 33 733

Itália
mikebydhi.it@dhigroup.com
+39 011 56 24 649

Noruega
mikebydhi.no@dhigroup.com
+47 73 54 03 69

Polônia
mikebydhi.pl@dhigroup.com
+48 22 635 9332

Portugal
mikebydhi.pt@dhigroup.com
+ 351 916 222 955

România
mikebydhi.ro@dhigroup.com
+407 280 38 807

República Eslovaca
mikebydhi.sk@dhigroup.com
+421 2 4444 2760

Espanha
mikebydhi.es@dhigroup.com
+34 94 343 3235

Suécia
mikebydhi.se@dhigroup.com
+46 46 16 56 80

Reino Unido
mikebydhi.uk@dhigroup.com
+44(0) 1189 000745



Americas

Brasil
mikebydhi.br@dhigroup.com
+55 41 36 75 90 40

Canadá
mikebydhi.ca@dhigroup.com
+1 888 344 9233

EUA
mikebydhi.us@dhigroup.com
+1 888 344 9232



Ásia-Pacífico

Austrália
mikebydhi.au@dhigroup.com
+61 7 5564 0916

China
mikebydhi.cn@dhigroup.com
+86 21 6417 8810

India
mikebydhi.in@dhigroup.com
+91 11 4703 4500

Japão
mikebydhi.jp@dhigroup.com
+81 45 317 4105

Malásia
mikebydhi.my@dhigroup.com
+60 88 260 780

Nova Zelândia
mikebydhi.nz@dhigroup.com
+64 9 912 9638

Cingapura
mikebydhi.sg@dhigroup.com
+65 6777 6330

Tailândia
mikebydhi.th@dhigroup.com
+66 2 524 5564

Vietnã
mikebydhi.vn@dhigroup.com
+84 8 392 44 285



África e Oriente Médio

África do Sul
mikebydhi.za@dhigroup.com
+27 11 658 1602

Oriente Médio
mikebydhi.me@dhigroup.com
+971 4 501 5611


Copyright DHI. All rights reserved

This newsletter was sent to you by DHI in response to your registration.
All details are treated confidentially and will not be transferred to third party.